“Nosso objetivo é participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, em abril, no Estado de São Paulo”. É em busca desse sonho e de trazer medalhas para Rondônia nesse esporte, que um grupo de atletas está empenhado. Entre esses estão os adolescentes Vinicius Borges (17 anos) e os irmãos gêmeos Maximus e Magnus Butzke (16 anos). Eles são atletas da Academia Marcio Frank e do Projeto ‘New Way’, ambos de Porto Velho.
Para transformar o sonho em realidade, estão nos sinais da avenida Jorge Teixeira, nas esquinas com as ruas Abunã e Calama, vendendo paçocas para arrecadar dinheiro que será usado durante a estada na capital Paulista. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.
“Estamos fazendo isso faz uma semana. Nossa equipe é formada por onze pessoas que também vendem no trânsito. O que conseguirmos será usado para pagar as acomodações, alimentação e transporte em São Paulo. Nosso treinador, Eduardo Gomes, está tentando as passagens junto ao Governo de Rondônia”, disseram.
Projeto Social
Os três explicaram que praticam Jiu-Jitsu há algum tempo e já ganharam medalhas em algumas competições em Rondônia e no estado do Amazonas. Eles também afirmaram que treinam no Projeto New Way, que é desenvolvido no bairro Lagoa, na capital rondoniense.
“É um projeto social que tem à frente, além do professor Eduardo Gomes, a professora Amanda Balbinoti. São cerca de 30 alunos da comunidade e de idades diferentes. É um projeto importante, pois, permite que quem não tem condições de pagar possa praticar o Jiu-Jitsu de graça. Mas, também precisa de apoio para terminar o galpão onde ocorrem os treinamentos”, relataram.
Os adolescentes praticam o Jiu-Jitsu no projeto social 'New Way' e já venceram algumas competições
Os adolescentes informaram que ficam nos sinais de trânsito vendendo as paçocas no horário das 13h às 17h, e, depois, vão para o treino à noite. Quem quiser dar uma contribuição para que a equipe de Rondônia participe do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu pode fazer pelo PIX – 69 9 9923-4914 –– Banco do Brasil. Mas informações sobre o grupo podem ser obtidas pelos telefones: 69 9 9923 4914(Magnus) ou 69 9 8485 0086 (Eduardo Gomes).
Fonte: IVAN FRAZÃO