
Imagine estar andando por uma estrada de terra e, de repente, ver uma nascente de água cristalina brotando do chão. Parece mágica, mas é a natureza mostrando sua força escondida. E foi exatamente o que aconteceu com o atleta Devanio Santos, na zona rural de Ouro Preto do Oeste (RO).
📹 Encantado com a descoberta, Devanio registrou o “tesouro escondido” em vídeo na última semana e não resistiu: mergulhou na água cristalina para se refrescar. A gravação, publicada em suas redes sociais conquistou os internautas.
🏞️ A "fonte misteriosa" é um fenômeno conhecido como olho d’água. Segundo o geólogo Carlos Eduardo, do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), trata-se de um processo natural relativamente comum, mas que envolve mecanismos geológicos complexos.
A água da chuva se infiltra no solo até encontrar uma camada impermeável, como rochas ou argila. Nesse ponto, forma-se o lençol freático, um reservatório subterrâneo que, ao encontrar uma abertura no terreno, pode aflorar à superfície. Esse processo é essencial para o abastecimento de rios e ecossistemas terrestres.
“Durante esse percurso, a água passa por um processo natural de filtragem ao atravessar camadas de solo e rocha. Isso retém impurezas e sedimentos, resultando em uma água visualmente limpa e límpida”, explicou o geólogo.
Ao g1, Devanio contou que estava entregando uma encomenda em uma propriedade rural próxima quando lhe contaram sobre o local. Curioso, decidiu conferir de perto.
“Quando cheguei lá, resolvi filmar porque achei lindo, uma água maravilhosa. É bem simples mesmo. Uma água corrente na beira da estrada”, relatou.
Os olhos d’água são fundamentais para o equilíbrio hídrico e a biodiversidade: é essencial para a sobrevivência de diversas espécies de plantas e animais, que dependem diretamente dessas fontes para se desenvolver. Preservar os olhos d’água significa assegurar não apenas o abastecimento de comunidades humanas, mas também a manutenção de ecossistemas inteiros.
G1/RO