Em Colorado, Educação moderna e energia elétrica trazidas por Confúcio melhoram a vida de 107 famílias



O senador Confúcio Moura (MDB) mostrou, em Colorado do Oeste, que o vazio educacional ocorrido na pandemia deu lugar ao seu projeto de informatização escolar que atualmente contempla 23 municípios. Em entrevista de rádio durante visita ao município, ele analisou o triênio 2021-2023, quando a covid-19 causou drásticas situações familiares em Rondônia e no País, justificando desta maneira sua intervenção na educação estadual.


A 761 quilômetros de Porto Velho, o assentamento Nova Canaã ganhou atenção do senador: “Dona Carmem me procurou há uns três anos informando que não havia energia elétrica na escola e para 107 famílias, e essa era também uma reivindicação do professor Uberlando, do IFRO.”

Senador Confúcio Moura em entrevista de rádio durante visita ao município de Colorado do Oeste

Confúcio já investia no município desde a gestão anterior, consolidando agora mais recursos de emendas entregues ao prefeito Edinho (Edmilson Rodrigues de Almeida).

Pelo rádio, o senador deu por inaugurada a rede, juntamente com o prefeito. Edinho.

Educação abre portas

“Escola boa é a porta esperança para todas as pessoas, ricas e pobres. Ela é a única chance de um menino pobre, de família pobre, prosperar na vida. A educação abre portas, dá oportunidade para a pessoa subir degraus da escala social”, comentou na entrevista.

“Uma escola boa é inesquecível, aqui tem escolas boas e, de minha parte, sempre defendi educação de qualidade”, assinalou.

“No período da pandemia as pessoas começaram a ficar sem chão, porque não sabiam dar aulas sem os meninos presentes. Escolas fechadas, meninos em casa, mães sem saber o que fazer com eles, e professoras sem saber o que ensinar. Faltava tecnologia, os computadores, a internet, então fizemos um programa junto com o Instituto Federal de Educação (IFRO).”

Colorado à frente

Lembrou que o ex-prefeito Ribamar (José Ribamar de Oliveira) foi um dos contemplados pela estrutura da informatização escolar. Ribamar tornou-se conhecido por administrar visando à inovação, no que recebeu o Prêmio MEC da Educação Brasileira.

Senador Confúcio Moura e o ex-prefeito de Colorado do Oeste, José Ribamar.


“Colorado adaptou-se à modernidade das telecomunicações, junto com outros 22 municípios prontos para melhorar o ensino remoto, as aulas a distância. É um processo ágil: computadores não podem ficar parados, têm que rodar acrescidos de plataformas para que alunos possam aprender cada vez mais”, disse Confúcio.

“Com a internet e a inteligência artificial, o aluno tem muita chance de aprender em casa. Compre um celular, dê para o aluno que ele aprende tudo e rapidamente: jogos e game, somados a plataformas inteligentes de buscas também modernizam a pessoas, facilitando seu acesso a esse admirável mundo tecnológico”, sugeriu.


Assessoria