
A Polícia Civil de Rondônia prendeu um homem em Ariquemes (RO) nesta segunda-feira (17), por suspeita de participação em um esquema de comércio ilegal de celulares roubados. Ao todo, foram cumpridos 132 mandados de busca e apreensão em 11 estados, com foco em cursos ilegais de desbloqueio de celulares oferecidos pela internet.
Em Ariquemes, além da prisão, a polícia apreendeu 24 celulares, três notebooks, uma balança de precisão e porções de drogas. Todo o material será periciado e encaminhado para reforçar as investigações conduzidas no Rio de Janeiro.
A Operação Rastreio busca desarticular a cadeia criminosa ligada ao comércio ilegal de celulares. Segundo a polícia, os investigados ofereciam cursos online que ensinavam a destravar aparelhos roubados e até remover o IMEI, número único que funciona como o “RG” de cada celular.
De acordo com a polícia, os suspeitos recebiam aparelhos roubados para desbloqueio e depois recolocavam os dispositivos no mercado como se fossem legais. Em alguns casos, também tentavam acessar dados bancários das vítimas para realizar empréstimos e transações fraudulentas.
As investigações tiveram início em maio, após a prisão de Alan Gonçalves, apontado como referência no desbloqueio remoto de celulares. Ele também ministrava aulas virtuais sobre o procedimento e mantinha uma rede de clientes em diferentes estados.
Desde o início da Operação Rastreio, mais de 10 mil celulares foram recuperados, sendo 2.800 devolvidos aos donos. Ao todo, mais de 700 pessoas já foram presas por envolvimento nos crimes.
Fonte: G1/RO