Na manhã desta terça-feira (02/09), foi deflagrada em Vilhena (RO) a Operação Ártemis, uma ação integrada das polícias Civil e Militar de Rondônia, voltada ao enfrentamento direto contra o crime organizado, *em especial a facção criminosa Comando Vermelho (CV).*
A operação é uma resposta imediata à brutalidade do homicídio ocorrido em 28 de agosto deste ano, quando uma mulher foi assassinada e decapitada em área de mata no município (LEMBRE AQUI).
As investigações apontaram a participação direta de membros da facção criminosa, os quais receberam ordens de instâncias superiores da organização para a execução do crime, em mais um episódio que evidenciou a crueldade e a periculosidade do grupo.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, as forças de segurança obtiveram êxito *na captura de três pessoas, incluindo o executor do homicídio, além da apreensão da arma utilizada no bárbaro crime.*. Embora a polícia não tenha divulgado, o FOLHA DO SUL ON LINE apurou que um “punhal de dois gimes” teria sido usado para matar a mulher de 50 anos e arrancar a cabeça dela.
Também foram localizados entorpecentes, munições e materiais ilícitos. No total, foram apreendidos 1,468 kg de cocaína, 3,219 kg de maconha e 2,866 kg de pasta base de cocaína, somando 7,553 kg de drogas. Além disso, foram recolhidos equipamentos utilizados na traficância, como balanças de precisão.
O material apreendido reforça a ligação direta entre os conduzidos e atividades típicas do crime organizado, incluindo tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e planejamento de homicídios.
A escolha do nome da operação remete à deusa grega da caça, Ártemis, simbolizando a determinação das forças de segurança em rastrear e neutralizar criminosos que tentam impor o terror e ameaçar a tranquilidade da população.
O Governo do Estado de Rondônia ressalta que esta operação reafirma o compromisso permanente em combater o crime organizado, preservar vidas e garantir a paz social em todo o território rondoniense. Outras ações estão previstas como parte da estratégia de enfrentamento às facções criminosas que atuam na região.
As diligências prosseguem e novas informações poderão ser repassadas à sociedade nos próximos dias, conforme o avanço das investigações.
Por fim, as forças de segurança deixaram um recado direto às organizações criminosas: *quaisquer crimes dessa natureza jamais serão tolerados. Assim como a Operação “Ártemis” simboliza a caça implacável aos que desafiam a lei, o trabalho das instituições continuará firme na perseguição e na captura de criminosos em todo o Estado de Rondônia*.
Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria Polícia Civil/RO