Confúcio Moura cobra reforço de recursos para o SAMU no Ministério da Saúde


Nesta terça-feira (2), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) esteve no Ministério da Saúde, acompanhado do presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP), Vitor Borges, para pedir ao ministro Alexandre Padilha um reforço no orçamento destinado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

A principal cobrança foi por um aporte extra de R$ 145 milhões, valor que, segundo Confúcio, funcionaria como um “décimo terceiro” para os consórcios que mantêm o serviço. “Esse recurso é essencial para que os consórcios fechem o ano com as contas em dia e garantam o pagamento do décimo terceiro salário aos profissionais que estão na linha de frente, sempre comprometidos com o atendimento à população”, explicou o senador.


o presidente RNCP, Vitor Borges, o ministro Alexandre Padilha e o senador Confúcio Moura


Histórico de apoio ao SAMU


Confúcio lembrou que, quando foi relator setorial da saúde no Orçamento Geral da União (OGU) de 2023, conseguiu aprovar uma emenda de R$ 1,5 bilhão para custeio do SAMU e dos consórcios públicos. “Essa emenda foi fundamental e ajudou muito o Brasil inteiro. Agora precisamos dar continuidade a esse trabalho, garantindo que os recursos cheguem e mantenham esse serviço vital funcionando”, destacou.


Reunião produtiva


Vitor Borges reforçou a urgência da demanda: “O nosso objetivo é assegurar condições para que o SAMU honre seus compromissos, principalmente com o pagamento dos funcionários que se dedicam a salvar vidas. Por isso, essa reunião foi de extrema importância e bastante produtiva.”

A expectativa é que o Ministério da Saúde atenda ao pedido, garantindo mais recursos para que o SAMU continue prestando um atendimento rápido e essencial em todo o país.


Assessoria