
Um grupo de crianças foi resgatado na manhã de ontem, após ficar perdido em uma reserva de mata a cerca de 40 km de cidade de Chupinguaia. Eram quatro menores, sendo 3 da etnia Aikanã e um não indígena, filho de um ex-morador de Vilhena que vive há cerca de 3 anos na aldeia.
De acordo com um líder Aikanã, ouvido por telefone pelo FOLHA DO SUL ON LINE, o grupo saiu da aleia Rio do Ouro por volta das 6:00h de terça-feira, 26, para coletar açaí. A garotada andou a pé por cerca de 20 km, em companhia de um adulto, que conhece bem a reserva.
Por motivos ainda não esclarecidos, o “guia” retornou para a aldeia, deixando os adolescentes no meio da mata. Inexperientes, eles não conseguiram encontrar o caminho de volta e passaram o dia e a noite no meio da reserva, que abrange outros municípios.
Os pequenos Aikanãs de nascimento e o garoto “adotado” pela “tribo”, composta por cerca de 500 indígenas vivendo na área a mais de 100 km de Vilhena, teriam passado medo e frio. Mas pelo menos tinham água e alimentação improvisada à base de jatobá, um fruto nativo (SAIBA O QUE É).
Eles estavam aparentemente bem ao serem resgatados às 9:30h de ontem por outros indígenas, que se envolveram nas buscas assim que souberam que o grupo havia ficado perdido no meio da floresta.
Fonte: Folha do Sul