De Rondônia para França: conheça os artistas que vão tocar em rádio francesa

Fotógrafo Iury Melo

30 músicas autorais produzidas em Rondônia serão exibidas em um programa de rádio na próxima terça-feira (25) em Marselha, uma cidade da França. O programa tem como objetivo promover a divulgação da música brasileira.

A iniciativa foi idealizada pelo professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Carlos Guerra, em conjunto com o programa ‘Aquarelle du Brésil’ que faz parte da programação da rádio Galere e vai ao ar toda terça-feira às 11h de Porto Velho e 17h de Marselha.

🎵🔊A apresentação das músicas de Rondônia será dividida em dois programas, o primeiro será exibido no dia 25 de junho e o segundo no dia 2 de julho. Veja os ritmos e artistas que vão participar:

Programa dia 25 de junho

Temas amazônicos e ribeirinhos - Bado, Beradelia, Quilomboclada, Coveiros, Minhas Raízes, Caboco Rei e Nei Mura.
Rock - poeta Rogério.
MPB - Gabriê, Marfiza e Yás.
Rap - Negra Mary, Marcela Bonfim, Mano André, Essência Anônima, Jhuka Andrade e Carlos Mossoró.

Programa dia 2 de julho


Samba - Ernesto Melo.
Mistura de ritmos - João Belfort, Carla Letícia e Ultimato.
Reggae - Leão do Norte.
Rap - Pugga ZS, Lobo, Sandra Braids e Txepo.
Rock- Distopia, Nitro e Malcriados.
Repente - poeta João Matias.

🎧Como posso escutar a rádio?

A rádio Galere pode ser ouvida ao vivo neste endereço eletrônico.

‘Aquarelle du Brésil’

O programa é comandado pelo francês Jean-Louis Dumas, que já morou no Brasil e utiliza atualmente a rádio como um espaço voltado a divulgar a música brasileira na segunda maior cidade da França. Com um alto número de imigrantes de diversas nacionalidades, a rádio prioriza a valorização de identidades. No programa, acontece uma mistura de idiomas entre o português e o francês. Isso acontece porque o português é a terceira língua mais falada na cidade.

🔎Como as músicas de Rondônia foram parar na rádio francesa?


Carlos Guerra e Jean Louis. — Foto: Reprodução/Mossoró Rapentista

O líder do programa e o professor da Unir se conheceram no evento "Jornada Científica em Língua Portuguesa", que aconteceu na cidade de Aix, na França. O professor, Carlos Guerra, que utiliza Carlos Mossoró como nome artístico, também é rapper e terá uma de suas músicas no programa.

G1/RO