Vice-reitora renuncia cargo na Universidade Federal de Rondônia após apresentar falso diploma de doutorado



UFRGS informou à UNIR que não havia registro do diploma de doutorado e apontou ‘inconsistências’ no documento apresentado pela vice-reitora. Viviane Ricciotti renunciou ao cargo que seria assumido neste mês. Viviane Ricciotti, eleita como vice reitora da Unir, é investigada por possível fraude no diploma de doutora Universidade Federal de Rondônia
A vice-reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Viviane Ricciotti, renunciou ao cargo após ter virado alvo de investigação por apresentar um falso diploma de ‘Doutora em Ciências’ pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Segundo informações da Unir, a instituição foi notificada no dia 29 de fevereiro sobre possíveis “inconsistências” no diploma de doutorado apresentado por Viviane durante o processo de eleição para o cargo de vice-reitora.

No mesmo dia, a Universidade de Rondônia entrou em contato com a UFRGS para verificar o registro e a autenticidade do diploma.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul informou à Unir que “não havia registro do diploma de doutorado apresentado, além de indicar inconsistência no documento, afirmando com isso a sua inveracidade”.

Em nota, a Unir, após receber a notificação da UFRGS, decidiu adotar medidas apropriadas para lidar com o caso, incluindo a vacância do cargo de vice-reitor.

Eleições 2023

Viviane foi eleita em 2023 pela comunidade acadêmica com 33,6% dos votos durante as eleições de reitoria e vice-reitoria para a gestão da Universidade dos próximos quatro anos. Já para o cargo de reitora, foi eleita a professora Marília Pimentel.

A vice-reitora, que renunciou ao cargo antes de tomar posse, atua no Departamento de Engenharia Elétrica, concentrando-se especialmente na pesquisa e na elaboração de projetos para a captação de recursos, destacando-se, entre eles, a implementação de estruturas de energia solar.
As eleições foram realizadas porque a então reitora da Universidade Federal de Rondônia, Marcele Pereira, renunciou ao cargo em outubro deste ano, após três anos de gestão na instituição, citando motivos de saúde.

Leia a nota da Unir na íntegra:
“A Reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), considerando as condições que cercam a renúncia da vice-reitora eleita, vem informar à comunidade universitária:
– A UNIR foi comunicada no dia 29 de fevereiro sobre a possibilidade de haver inconsistências no diploma de Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresentado no processo de eleição para o cargo de Vice-Reitor(a);
– Diante das informações recebidas foi realizada, ainda no dia 29 de fevereiro, consulta formal à UFRGS sobre o registro do diploma e demais dados necessários para comprovação de veracidade do documento;
– Na tarde de 1º de março a UFRGS, em ofício assinado pelo Diretor da Divisão de Diplomas e Certificados e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da instituição, comunicou à UNIR que não havia registro do diploma de doutorado apresentado, além de indicar inconsistência no documento, afirmando com isso a sua inveracidade;
– Na manhã do dia 1º de março a vice-reitora eleita apresentou à Reitoria da UNIR sua renúncia ao cargo de vice-reitora, para o qual estaria nomeada a partir do dia 07 de março de 2024;
– A Reitoria da UNIR, após ser informada formalmente pela UFRGS, determinou a tomada de todas as providências cabíveis para o caso;
– Diante da situação, o cargo de vice-reitor da UNIR estará em vacância, de modo que serão tomadas as providências conforme legislação pertinente.”