Metade da bancada federal de Rondônia sofre desgaste nas redes sociais ao apoiar emenda que adia por 10 anos o fim da “Escala 6 x 1”
PUBLICADO EM: maio 21, 2026
Viralizaram nas redes sociais as postagens que mostram os deputados federais de Rondônia que assinaram uma emenda que, na prática, adia por 10 a anos o fim da escala 6 x 1, que já está sendo analisada no Congresso Nacional.
Essa atual modalidade prevê 6 dias de trabalho e 1 de descanso. Com o fim de tal escala (e a implantação da nova regra), o trabalhador passaria a ir ao serviço durante 5 dias, “folgando” outros 2 na semana, e sem redução dos salários.
A emenda assinada pelos congressistas rondonienses propõe que o segundo dia de descanso semanal passe a valer somente a partir de 2036. Assinou a proposta, metade dos deputados que compõem a bancada federal de Rondônia: Lucio Mosquini (PL), Coronel Chrisóstomo (PL), Fernando Máximo (PL) e Thiago Flores (União Brasil).
PIOROU
“A emenda apoiada pelo quarteto altera a meta inicial, que previa a redução gradual da jornada para 36 horas semanais, fixando o novo limite em 40 horas semanais. O trecho que tem gerado maior polêmica é a autorização para que acordos individuais ou coletivos ampliem essa jornada em até 30%. Na prática, essa regra abre brecha legal para que os trabalhadores sejam submetidos a jornadas de até 52 horas semanais”, denunciou o site Rondoniaovivo, ao abordar a polêmica.
FERA PULA FORA
Rafael Fera, do Podemos, que também chegou a ser “denunciado” em grupos no WhatsApp como apoiador da medida contra os trabalhadores, usou as redes sociais para apontar o que, segundo ele, teria sido um “equívoco” de um servidor lotado em seu gabinete.
Deixando claro que não endossa o que foi apoiado pelos colegas, o congressista que tem base eleitoral em Ariquemes, desabafou nas redes sociais: “Venho a público, com respeito e transparência, prestar esclarecimentos ao povo rondoniense e a todos os brasileiros sobre um fato que chegou ao meu conhecimento nesta data.
Um assessor técnico do meu gabinete parlamentar em Brasília, por iniciativa própria e sem meu conhecimento, aderiu a uma emenda relacionada à jornada de trabalho. Ao tomar ciência desta situação, agi de imediato para retirar a assinatura digital e corrigir o equívoco.
“Quero ser absolutamente claro: não compactuo e nunca compactuarei com qualquer medida que prejudique o trabalhador brasileiro. Pelo contrário, minha posição é pública e inabalável — sou contra o aumento de jornada e a favor do fim da escala 6x1. Acredito que todo trabalhador tem direito ao descanso digno e, principalmente, ao precioso tempo ao lado de sua família.
Lamento o erro e assumo a responsabilidade pela gestão do meu gabinete. As providências cabíveis já foram tomadas.
Sigam certos de que minha luta permanece firme, do lado do povo de Rondônia e de cada trabalhador deste país. Aqui, a transparência não é opção — é obrigação”.
Fonte: Folha do Sul