Orquestra Villa-Lobos de PVH apresenta concerto de Beethoven neste domingo (30)



A Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho apresenta, neste domingo (30/11), o concerto nº 3 em dó menor de Beethoven, no Teatro Palácio das Artes. A entrada, solidária, permite que uma hora antes do evento começar, o público troque o ingresso por 1kg de alimento não perecível na portaria. As doações beneficiarão famílias de baixa renda em Porto Velho durante o Natal, como parte das ações sociais promovidas pela orquestra.

O concerto homenageia uma das obras mais importantes do repertório pianístico e orquestral de Beethoven, o compositor alemão que fez história no século XIX, marcando transformações na música clássica. A tonalidade em dó menor se tornou emblemática na obra do artista por enaltecer o drama e o heroísmo, características até então não mencionadas nos concertos nº 1 e nº 2, que mantinham forte influência de Mozart.

No concerto nº 3, o piano deixa de ser apenas solista e se torna um protagonista, dialogando de igual para igual com a orquestra. Esse será o trabalho de Patrícia Yamazaki durante a apresentação deste domingo. Junto da Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho, a pianista, de apenas 16 anos, vai unir a força do solo no piano com a harmonia construída pelos músicos em três movimentos.

“Ensaiar a obra de Beethoven foi um grande desafio e uma missão muito importante que assumimos nos últimos meses. É incrível como ele constrói o tom perfeito que transmite exatamente a mensagem que ele busca passar. Ele busca transformar a música clássica em meados de 1800. E estou muito honrada em poder representar esse espaço de muita responsabilidade. Certamente, é um marco na minha carreira enquanto pianista”, diz Patrícia Yamazaki.



Além da obra de Beethoven, a orquestra vai apresentar a música Eine Kleine Christmas Nachtmusik, do compositor Kunio Matsuzaki; Valsa das Flores, com o arranjo de Vinícius Louzada; e All I Want For Christmas is You, de Mariah Carey e Walter Afanasieff. “É um repertório que mistura todas as características mais marcantes de Beethoven, mas sem esquecer que nós estamos nesse período de muita luz e alegria, que é o Natal”, disse o maestro Marcelo Yamazaki, que vai conduzir o concerto.

A Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho foi criada em 2006 como um grupo de flautas e violinos. Logo, cresceu com a inclusão de outros instrumentos. Na atual formação, conta com 40 músicos, dos quais muitos deram início à carreira a partir do trabalho social desenvolvido pelo Instituto Villa-Lobo de Porto Velho, que atende crianças e adolescentes com bolsas de estudo, aulas de música e instrumentos gratuitos.

“Nós ficamos sempre muito gratos e emocionados por testemunharmos os frutos desse trabalho ao qual nos dedicamos com o objetivo de transformar vidas pro meio da educação musical. Estamos chegando mais longe, alcançando mais pessoas, e isso não seria possível se não fosse o apoio dos nossos patrocinadores e do empenho dos nossos bolsistas e, claro, da família deles que acreditam nessa missão que temos”, ressalta a produtora artística da orquestra, Marina Prestes Carvalho.


Assessoria