O senador Confúcio Moura (MDB-RO) esteve reunido, na tarde de quinta-feira (6), com lideranças do Acampamento Che Guevara, localizado na Gleba Morimoto, zona rural do município de Alto Alegre dos Parecis. Durante o encontro, o parlamentar entregou um trator agrícola para fortalecer a produção das cerca de 500 famílias que vivem e trabalham no local há quase três décadas.
Durante o encontro, o senador Confúcio Moura defendeu uma solução prática e sustentável para o impasse fundiário, propondo a aplicação do modelo de crédito fundiário como instrumento de regularização.
“A proposta agora é fazer a aquisição da terra para regularizar os colonos que estão lá há muitos anos, através do crédito fundiário, que é um modelo muito interessante. É um crédito barato, cada um paga o seu lote em 20 anos, com juros de 0,5% ao ano e um grande desconto se pagar antes do prazo. É uma grande solução, e como são quatro áreas distintas, a ideia é fazer uma de cada vez”, explicou o senador.
Confúcio destacou ainda a importância da autonomia das famílias agricultoras e do apoio técnico e financeiro do poder público. Segundo ele, garantir a posse da terra é fundamental para estimular o desenvolvimento rural e consolidar o papel de Rondônia como produtor de alimentos e exemplo de agricultura sustentável.
“Essas famílias transformaram a terra em riqueza e alimento. Precisamos dar a elas a segurança jurídica para continuar produzindo e crescendo com dignidade”, afirmou.
O acampamento, criado em 7 de setembro de 1997, é um dos símbolos de luta e resistência pela reforma agrária em Rondônia. Hoje, a comunidade é reconhecida como um dos maiores polos de produção de alimentos da agricultura familiar no estado, abastecendo grande parte do município, que tem pouco mais de 11 mil habitantes. Mesmo com a consolidação produtiva, as famílias ainda aguardam a regularização definitiva da área, um processo que se arrasta há mais de 25 anos.
“Regularizar essas áreas é fazer justiça com quem trabalha. Rondônia cresce quando o campo prospera”, concluiu Confúcio Moura.
A entrega do trator faz parte do PROMAQ – Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agropecuária –, resultado da articulação do senador Confúcio Moura junto ao Governo Federal. A iniciativa representa mais um passo no fortalecimento da infraestrutura produtiva do acampamento, que atualmente cultiva café, milho, feijão, cacau, verduras, frutas e legumes. O novo equipamento vai contribuir para o preparo do solo, aumentar a capacidade de produção, reduzir custos e ampliar a renda das famílias assentadas.
“Tivemos uma conversa com o MDA e ficou claro que o apoio do senador Confúcio Moura é fundamental. Ele tem sido o grande articulador dessa luta pela regularização das nossas terras. Esse trator é um símbolo de esperança para as famílias do assentamento Che Guevara, que produzem e vivem aqui há mais de 25 anos”, afirmou Vaceirã Gomes de Lima, o Lula do assentamento.
Com a iniciativa, Confúcio reforça sua trajetória de apoio à agricultura familiar e sua defesa por políticas públicas que garantam inclusão produtiva, sustentabilidade e justiça social no campo.



