Em Curandeiras, a diretora Raissa Araujo narra a história de três mulheres espiritualmente poderosas, cujas trajetórias de vida desafiam os lugares-comuns e os papéis sociais tradicionalmente atribuídos à mulher. Cada qual a sua maneira, Wlad Lima, Mãe Rita D'Oxum e Tereza Tupinambá, as protagonistas do documentário, construíram formas de cura inspiradas pelas ancestralidades negras e indígenas, propondo novas formas de encarar a religiosidade e de questionar os limites do mundo contemporâneo.
Em sua escolha, a equipe de curadoria da Itaú Cultural Play considerou não apenas a originalidade do tema tratado, mas também a forma pela qual a jornada dessas personagens é contada. Plasticamente marcante, tocando por vezes o poético em versos, imagens e canções, a narrativa faz jus à força de suas protagonistas.
Curandeiras também está disponível na IC Play, que exibe a Mostra Amazônica do 3º CINE RO na íntegra até 28 de agosto. A estreia relacionada ao prêmio será posteriormente definida e divulgada.
O Prêmio Itaú Cultural Play foi criado para reconhecer quem faz arte e cultura brasileiras por meio do audiovisual, promovendo narrativas autênticas, plurais e representativas sobre a identidade do país.
Essa é a sexta entrega da premiação, que já laureou os filmes Piraí: os cantos da encantaria Akroá Gamella (2024), de Diego Janatã e Djuena Tikuna, e João de Una tem um boi (2024), de Pablo Monteiro e Coletivo LAB+SLZ, na edição deste ano e do ano passado do Festival Guarnicê de Cinema, respectivamente; O lado de fora fica aqui dentro (2024), de Larissa Barbosa, e Engole o choro (2023), de Fabio Rodrigo, nas edições 18 e 17 do Festival Visões Periféricas, respectivamente; e PiOinc (2023), de Alex Ribondi e Ricardo Makoto, na 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
Piraí: os cantos da encantaria Akroá Gamella, João de Una tem um boi e Engole o choro estão disponíveis no catálogo da IC Play — o primeiro somente até dia 24 de agosto, como parte da janela de exibição do 48º Guarnicê na plataforma.
Mais cinema
Além do Prêmio Itaú Cultural Play, a parceria inédita da IC Play com o 3º CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia inclui a exibição de todos os filmes da Mostra Amazônica na plataforma até 28 de agosto.
Celebrando um cinema que nasce da floresta, dos rios e das cidades amazônidas, a Mostra Amazônica do 3º CINE RO reúne 20 curtas-metragens, entre documentários, dramas e animações, de diversos estados da Amazônia Legal, como Pará, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas. São filmes que resistem, reinventam e rompem estereótipos ao dar visibilidade a histórias enraizadas em saberes ancestrais, vivências periféricas, cosmovisões indígenas e lutas contemporâneas.
O acesso à Itaú Cultural Play é gratuito, disponível em itauculturalplay.com.br, nas smart TVs da Samsung, LG, Android TV e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast. Você também pode encontrar conteúdo da IC Play nas plataformas Claro TV+ e Watch Brasil.
Sobre o prêmio Itaú Cultural Play
O Prêmio Itaú Cultural Play foi criado para reconhecer quem faz arte e cultura brasileiras por meio do audiovisual, promovendo narrativas autênticas, plurais e representativas sobre a identidade do país. Com o objetivo de aproximar o público de uma produção que se conecta ao olhar curatorial da plataforma – baseado em valores como diversidade regional, de gênero e de raça, singularidade, relevância temática e qualidade artística –, a premiação conta com parceiros que compartilham dessa visão inclusiva, contribuindo para o fortalecimento do cenário audiovisual.
Ficha do filme
Curandeiras
De Raissa Araujo (25 min, Pará, 2024)
Classificação indicativa: AL - livre
Sinopse: Com a serpente como guia ancestral, este filme mergulha no universo de mulheres curandeiras da Amazônia paraense. Em seus territórios, elas desvendam práticas de cura, mesclando saberes tradicionais e contemporâneos, revelando a força da espiritualidade, da natureza e a resiliência dos saberes ancestrais.
Com legendas descritivas.
Assessoria/Itaú Cultural
