Uma força tarefa formada por técnicos do Ibama, uma médica veterinária, policiais da PM Ambiental e Corpo de Bombeiros está à procura de uma onça pintada que circula regiões próximas ao rio Urupá, no primeiro distrito da cidade de Ji-Paraná. O animal foi gravado por sistemas de segurança eletrônica de residências nos bairros Urupá e Novo Ji-Paraná.
A equipe especializada utiliza drone com sensor de aproximação para localizar o animal. Uma armadilha foi montada para tentar capturar o grande felino, que foi visto pela primeira vez, no último dia 5, quando tentou entrar num condomínio de luxo, localizado no terceiro distrito da cidade, perto de uma faculdade.
Outras imagens mais recentes indicam que a onça circula pelos bairros próximos da margem esquerda do rio Urupá, dentro do perímetro urbano de Ji-Paraná, o que eleva o risco de sinistros. O animal aparenta nível considerado de estresse por estar fora de seu habitat natural. Tudo indica que o animal permanece na mata durante o dia e sai à noite para caçar. Em todas as imagens capturadas, o felino aparenta muita agitação e procura adentrar em residências e condomínios.
Pegadas do animal foi registrado numa trilha próxima a estação de captação de água da CAERD. O tamanho das pegadas indica que a onça é adulta e circula sozinha. A região em que possivelmente está é bastante populosa, o que aumenta o risco de ataques. Informações podem ser dadas pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros.
Fonte: Rondoniaovivo