Desportistas que percorrem rios de Porto Velho navegando em caiaques filmaram grande quantidade de vísceras de gado jogados no rio das Garças, um dos mais procurados para o lazer e recreação na capital. O local fica próximo ao Km 32 do ramal que dá acesso ao rio.
Em imagens recebidas pelo Rondoniaovivo, o caiaquista mosra com indignação que o local deixou de ser paradisíaco e virou uma podridão. “Aqui está cheio de urubus. Está podre aqui por cima”, enfatizou. Os rúmens jogados no rio fazem parte do sistema digestivo de bovinos, possivelmente abatidos ilegalmente.
O caiaquista ainda faz alerta aos moradores das margens do rio das Garças que consomem a água diariamente. “O pessoal que consome água, os sitiantes, cuidado com a água que vocês estão tomando. É muita carniça! Olhe isso, gente! É uma vergonha. Não tem como fazer turismo assim. Esses igarapés estão podres”, revelou o autor das filmagens.
Além do crime ambiental do ato de jogar restos de animais em rio, a prática gera suspeita da origem dos animais abatidos na região. O alerta para investigar o caso vale para as autoridades de segurança pública, vigilância sanitária e de meio ambiente.
Fonte: Rondoniaovivo