Se você é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz tratamento contínuo para doenças como asma grave, osteoporose, artrite reumatoide, hepatite C ou outras condições crônicas, saiba que pode receber seus medicamentos em casa, com segurança e sem custo. Essa facilidade é oferecida pelo programa do governo de Rondônia Remédio Aqui em Casa. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já entregou mais de 81 mil medicamentos nos últimos 6 anos.
Antes de solicitar a medicação, o paciente precisa verificar se sua condição de saúde está incluída nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do SUS, acessando:https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/pcdt. A cada três meses, é necessário atualizar a documentação para continuar recebendo os medicamentos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou que o objetivo do programa é que o cidadão possa receber seu tratamento com dignidade e sem enfrentar filas. “Estamos falando de qualidade de vida, de respeito ao tempo e às limitações de cada paciente. O governo tem trabalhado para ampliar ainda mais esse cuidado e fazer com que ele chegue a todos os cantos de Rondônia.”Atualmente estão cadastrados no programa Remédio Aqui em Casa 2.750 pacientes, que garante o envio mensal uma média de 1.400 medicamentos.
QUEM PODE PARTICIPAR?
O programa é voltado a pacientes com doenças crônicas que precisam de tratamento contínuo, como:
Osteoporose grave
Asma grave
Hepatite C
Artrite reumatoide
Enfisema pulmonar grave
Insuficiência renal crônica
Pacientes em hemodiálise
Pacientes transplantados

O programa já entregou mais de 81 mil medicamentos nos últimos seis anos
COMO SE CADASTRAR?
O cadastro deve ser feito presencialmente em Porto Velho, na Coordenadoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (CGAF), localizada na Rua Aparício de Moraes, nº 4.338, Bairro Industrial.
Documentos necessários:
Cópia do cartão SUS
Documento de identidade com foto
Comprovante de residência
Laudo médico e receitas atualizadas
Assinatura do termo de aceite no momento do cadastro
Além de Porto Velho, o estado conta com a Assistência Farmacêutica Especializada nos municípios de:
- Ji-Paraná
- Cacoal
- Vilhena
- Ariquemes
- Rolim de Moura
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Pablo Belo
Secom - Governo de Rondônia