Nova rodada de pré-conferências amplia participação social para a II Conferência Municipal de Saúde






Com o adiamento da II Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde para os dias 5 e 6 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram mais uma fase de pré-conferências, etapa preparatória para o evento.

Nesta nova rodada foram incluídos acadêmicos de variadas áreas da saúde de faculdades e cursos técnicos, além da população negra, LGBTQIAPN+, e de terreiros. A ampla participação da comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) nas discussões e formulação de propostas foi um dos propósitos para o adiamento da Conferência.

Com esses novos eventos, chega a 37 o número total de pré-conferências realizadas em todas as regiões da capital, distritos e zona rural com envolvimento de todos os segmentos, como usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes de movimentos sociais.

Presidente do CMS, Denise Limeira aponta que “essa nova etapa de pré-conferências foi marcada por questões invisíveis ao nosso sistema público e que são de grande necessidade de acesso por esta população em nosso município. Um trabalho que busca promoção e participação popular, em especial das populações com histórico de invisibilidade nas políticas implementadas”, apontou a presidente.


Conferência vai trabalhar três eixos principais

A Semusa atuou nas pré-conferências através da Divisão Gestora em Educação Permanente, unidades de saúde e das coordenações de Saúde do Homem, Tabagismo, Idoso, Programa Saúde na Escola e Linhas de Cuidado da Atenção Básica.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a II Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Porto Velho vai trabalhar três eixos principais, sendo:

1. Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
2. Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
3. Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.

SERVIÇO

II Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Porto Velho
Data: 5 de junho, a partir das 13h e 6 de junho, das 8h às 18h
Local: Auditório da Faculdade São Lucas Educacional - Campus II
Endereço: rua João Goulart, nº 666, bairro Mato Grosso

Texto: Semusa
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)