Alerta da onda de calor é prorrogado para o fim de semana em Rondônia; veja a previsão




O alerta para a onda de calor em mais de 50 cidades de Rondônia, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi prorrogado até a noite de domingo (19).

Desde o início da semana, o estado encontra-se em alerta pelo calor intenso, caracterizado por uma temperatura acima da média que dura mais de cinco dias.

No atual onda de calor, classificada como uma das mais intensas do ano, a temperatura está 5°C acima da média. E para este fim de semana as temperaturas vão seguir altas em Rondônia.

Em Cacoal e cidades ao sul do estado, como Vilhena, a temperatura máxima pode chegar a 39°C na tarde de domingo. Já na capital Porto Velho os termômetros atingem 37°C, som a sensação térmica podendo passar dos 40°C.

Para a maioria das regiões do estado há previsão de nuvens com pancadas de chuva isoladas durante a tarde, mas isso não vai amenizar o calorão.



O calor intenso, resultado do El Niño que aquece as águas dos oceanos, intensifica a onda de calor presente no forno em que nos encontramos, uma ocorrência comum nesta época do ano com a proximidade do verão.


Estão sob alerta de "grande perigo" as cidades de:


Alta Floresta D'Oeste
Alto Alegre dos Parecis
Alto Paraíso
Alvorada D'Oeste
Ariquemes
Buritis
Cabixi
Cacaulândia
Cacoal
Campo Novo de Rondônia
Candeias do Jamari
Castanheiras
Cerejeiras
Chupinguaia
Colorado do Oeste
Corumbiara
Costa Marques
Cujubim
Espigão D'Oeste
Governador Jorge Teixeira
Guajará-Mirim
Itapuã do Oeste
Jaru
Ji-Paraná
Machadinho D'Oeste
Ministro Andreazza
Mirante da Serra
Monte Negro
Nova Brasilândia D'Oeste
Nova Mamoré
Nova União
Novo Horizonte do Oeste
Ouro Preto do Oeste
Parecis
Pimenta Bueno
Pimenteiras do Oeste
Porto Velho
Presidente Médici
Primavera de Rondônia
Rio Crespo
Rolim de Moura
Santa Luzia D'Oeste
São Felipe D'Oeste
São Francisco do Guaporé
São Miguel do Guaporé
Seringueiras
Teixeirópolis
Theobroma
Urupá
Vale do Anari
Vale do Paraíso
Vilhena





Como a sensação térmica pode ser maior do que a temperatura real, devido a diversos fatores climáticos e ambientais, os moradores devem sentir um calor acima de 40°C.


Vários elementos influenciam a sensação térmica. A umidade relativa do ar desempenha um papel crucial na sensação térmica. Quando a umidade é alta, a evaporação do suor é mais difícil, tornando a sensação de calor mais intensa. Por outro lado, em ambientes mais secos, o suor evapora de forma mais eficiente, proporcionando uma sensação de resfriamento.





Entenda a crise do clima em gráficos e mapas


O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.


Fonte: G1/RO